Regulamento Administrativo
Campeonato de Maratonas da Beira Interior
REGULAMENTO DESPORTIVO DO EVENTO
1. Introdução
a) A Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) vai atribuir os títulos de Campeão de Maratonas da Beira Interior, numa única prova, a realizar em Manteigas, a 2 de junho de 2024;
b) O presente regulamento adota os condicionalismos técnicos inerentes à modalidade, conforme determina o regulamento geral e técnico de corridas (RGTC) de 2024 da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo, com as excepções classificativas descritas neste regulamento particular.
2. Disposições gerais
a) Apenas atletas federados e portadores de licença desportiva de competição passada pela UVP/FPC para a presente época podem participar na competição CMBI.
b) O título de Campeão de Maratonas da Beira Interior da ACBI apenas é atribuído aos atletas mencionados na alínea a) e filiados na ACBI.
c) Desde que cumpram o estipulado nos pontos a) e b), o título pode ser atribuído a atletas portugueses ou estrangeiros.
3. Corridas e categorias
a) O título de Campeão de Maratonas da Beira Interior será atribuído nas distâncias MARATONA, MEIA MARATONA E MINI MARATONA:
i) Na MARATONA o título será atribuído nas seguintes categorias: masculinos: Sub23/Elites, Masters 30, Masters 40;
ii) Na MEIA MARATONA o título será atribuído nas seguintes categorias: femininas: Sub23/Elites e Masters; masculinos: Juniores, Master 50, Masters 60.
iii) Na MINI MARATONA o título será atribuído nas seguintes categorias: femininas: Sub19; masculinos: Cadetes.
iv) Um atleta será sempre classificado na categoria que tem mencionada na sua licença desportiva. Nesta competição não poderá haver mudanças de categoria (por exemplo, um atleta com licença master 30 não poderá competir e ser campeão na categoria sub23/elite).
4. Elegibilidade
a) Consideram-se automaticamente elegíveis para a competição que define o título de Campeão de Maratonas da Beira Interior da ACBI todos os atletas inscritos para a disputa desta prova que cumpram os requisitos exigidos no ponto 2.
5. Reunião técnica
a) As dúvidas relativas ao evento serão esclarecidas no secretariado no dia da prova. Para esclarecimentos antecipados, as dúvidas deverão ser enviadas por email para a ACBI até às 24h do dia 30 de Maio.
6. Classificações do Campeonato de Maratonas XCM da Beira Interior
a) Haverá uma classificação individual por categoria, atribuindo-se ao primeiro classificado o título de Campeão de Maratonas da Beira Interior da ACBI;
b) O título de Campeão de Maratonas da Beira Interior em cada categoria será atribuído mesmo que apenas um atleta da categoria em questão termine a prova;
c) A classificação de cada categoria será retirada da classificação final da Maratona de BTT onde esta competição regional se insere;
d) Caso um atleta venha a ser desclassificado na prova onde esta competição regional se insere, será também desclassificado do CMBI.
7. Prémios e cerimónia protocolar
a) A cerimónia protocolar será realizada no final da prova;
b) A ACBI atribuirá os seguintes prémios:
i) Camisola de Campeão de Maratonas da Beira Interior em cada categoria;
ii) Medalhas aos 3 primeiros classificados de cada categoria;
c) Os 3 primeiros classificados de cada categoria são OBRIGADOS a participar na cerimónia de entrega de prémios, equipados com a roupa oficial da equipa.
Caso não possam comparecer na cerimónia, por motivos de força maior, deverão justificar a sua ausência junto do colégio de comissários. No entanto não podem ser representados por outro elemento, ficando o espaço do atleta ausente vazio.
d) Os atletas deverão usar calçado desportivo ou calçado de ciclismo. Não poderão ir ao pódio de chinelos.
e) Será permitido a colocação de bicicletas junto ao pódio.
8. Considerações finais
a) Estarão presentes na prova elementos da direção da ACBI, mandatados para realizarem todas as tarefas necessárias ao cumprimento do presente regulamento. Estão ainda mandatados para tomarem todas as decisões necessárias ao bom funcionamento da competição que atribuirá o título de Campeão de Maratonas da Beira Interior. No entanto, estes elementos em caso algum se sobreporão às decisões emanadas do colégio de comissários e que são da competência desse mesmo colégio.
b) Os casos omissos serão devidamente ponderados e decididos pelos elementos da direção da ACBI presentes no local e, sempre que se justifique, pelo colégio de comissários da prova.
Castelo Branco, Abril de 2024
A direção da ACBI