Main menu

Regulamento TMBI 2017

Troféu de Maratonas da Beira Interior

Regulamento Particular do Troféu

Tendo como objetivos principais a organização, a promoção e a coesão na prática do ciclismo, neste caso na vertente de BTT, decidiu a ACBI propor a criação de um Troféu de Maratonas na Beira Interior, um campeonato de Provas Abertas XCM licenciadas na FPC.

O regulamento que se segue pretende apenas complementar o regulamento Geral de Corridas de BTT XCM, publicado pela FPC. Assim, salvo o descrito nos pontos que se seguem, será tido em conta o Regulamento Geral e Técnico de Corridas de BTT, publicado anualmente pela FPC.

 

1 - TIPOS DE PROVA

Tendo como objetivo incluir todos os participantes no TMBI, e por sugestão e debate entre os clubes organizadores e as equipas participantes, decidiu a ACBI criar dois tipos de Maratona. Em cada evento do calendário os atletas pontuarão apenas para o tipo de prova que esse evento tem atribuída.

MARATONA ENDURANCE – Provas com distâncias entre 60 a 75 km, onde apenas os atletas a partir da categoria Elite/sub23 podem participar (Juniores e Cadetes e femininas estão impedidos de participar neste tipo de prova). Nestes eventos existirá também a classificação KOM implementada em 2016 no Troféu de Maratonas de Montanha.

MARATONA RACE – Provas com distâncias entre 40 e 55 km. Nestes eventos podem participar todas as categorias. Nestes eventos existirá também a classificação META VOLANTE.

Ao longo do calendário, tal como assinalado no mesmo, haverá 5 provas em que os atletas pontuam para a distância RACE e 5 provas em que os atletas pontuam para a distância ENDURANCE, podendo os atletas participar nos dois tipos de provas, ou em apenas um deles. Em dois dos eventos, Fundão e Sabugal, disputar-se-ão os dois tipos de prova.

 

2 – CALENDARIZAÇÃO

EVENTOS QUE PONTUAM PARA MARATONAS RACE

#1 - 26 MARÇO – Castelo Branco (IFCC-Cebolais Cima)

#3 - 30 ABRIL – Castelo de Vide (Penhas BTT)

#5 - 18 JUNHO – Fundão (BTT Gardunha)

#6 - 8 OUTUBRO – Sabugal (Clube Terras do Côa)

#8 - 5 NOVEMBRO – Oleiros (Pinhal Total) *

*Neste evento será feita a entrega de prémios da Class. Geral RACE.

EVENTOS QUE PONTUAM PARA MARATONAS ENDURANCE

#2 - 9 ABRIL – Sertã (Selinda BTT)

#4 - 7 MAIO – Covilhã (Clube Estrela da Pousadinha)

#5 - 18 JUNHO – Fundão (BTT Gardunha)

#6 - 8 OUTUBRO – Sabugal (Clube Terras do Côa)

#7 - 22 OUTUBRO – Manteigas (ADM Cycling) *

*Neste evento será feita a entrega de prémios da Class. Geral ENDURANCE.

NOTA: Em todas as provas existirão as duas distâncias. No entanto, tal como assinalado, apenas pontua aquela que foi definida, com exceção dos dois eventos, do Fundão e Sabugal, onde pontuam as duas distâncias.

 

3 - CATEGORIAS DOS PARTICIPANTES

CATEGORIAS COMPETIÇÃO: Apenas pontuam e são incluídos na competição do Troféu de Maratonas da Beira Interior os atletas federados pela UVP-FPC (Federação Portuguesa de Ciclismo), quer sejam federados nas categorias competitivas, ou em Ciclismo para Todos (CPT).

Todos os participantes nas provas do TMBI serão enquadrados nas categorias descritas em baixo, tendo em conta a idade / ano de nascimento. (A idade a ter em conta é sempre a que terão a 31 de dezembro. Ex: se o atleta tem 18 anos, mas faz 19 até 31 de dezembro, já pertence à categoria ELITES/SUB-23, e não à categoria de Juniores).

Nota - os atletas federados em competição têm obrigatoriamente que participar no troféu na categoria em que estão federados (ex: um atleta com idade de Master 30 que está filiado como Elite terá que participar no troféu na categoria de Sub23/Elite).

CATEGORIA OPEN: Com o objetivo de incluir na competição participantes não federados, existirá uma categoria OPEN, onde os atletas não federados poderão competir. Esta categoria NÃO faz diferenciação etária e NÃO pontua para a classificação geral do troféu.

CATEGORIAS LAZER: Cada organizador poderá (e deverá no seu próprio interesse) criar condições para a existência de um passeio de lazer, direcionado às pessoas que pretendem desfrutar da paisagem e do prazer de pedalar pelo campo. Este passeio de lazer poderá usar os percursos das MARATONAS, sendo recomendável que os participantes de lazer não interfiram com a competição.

MARATONA ENDURANCE (60-75KM)

MASCULINOS Dorsal / Placa
ELITES/ SUB23 + 19 ANOS 1 a 49
MASTERS 30 DOS 30 AOS 34 ANOS 50 a 99
MASTERS 35 DOS 35 AOS 39 ANOS 100 a 149
MASTERS 40 DOS 40 AOS 44 ANOS 150 a 199
MASTERS 45 DOS 45 AOS 49 ANOS 200 a 249
MASTERS 50+ 50 ANOS OU + 250 a 299
OPEN 19 ANOS ou + (n/ federados) 300 a 399

MARATONA RACE (40-55KM)

MASCULINOS Dorsal / Placa
CADETES 15 e 16 ANOS 400 a 449
JUNIORES 17 e 18 ANOS 450 a 499
ELITES/ SUB23 + 19 ANOS 500 a 549
MASTERS 30 DOS 30 AOS 34 ANOS 550 a 599
MASTERS 35 DOS 35 AOS 39 ANOS 600 a 649
MASTERS 40 DOS 40 AOS 44 ANOS 650 a 699
MASTERS 45 DOS 45 AOS 49 ANOS 700 a 749
MASTERS 50+ 50 ANOS OU + 750 a 799
FEMININAS
SUB30 15 A 29 ANOS 800 a 824
MASTERS FEMININAS 30 ANOS OU + 825 a 849
OPEN MASCULINOS 15 ANOS ou + (n/ federados) 850 a 979
OPEN FEMININAS 15 ANOS ou + (n/ federadas) 980 a 999

 

4 - PERCURSOS

DISTÂNCIAS

Cada prova deverá ter um percurso que oscile, aproximadamente, entre:

- MARATONA ENDURANCE - 60km a 75km

- MARATONA RACE - 40km a 55km

PERCURSO DE LAZER CURTO: Cada organizador deverá também providenciar um percurso de até 25km, para promover a prática do BTT junto dos mais jovens, das senhoras e dos praticantes de lazer menos preparados. Este percurso de passeio poderá ser coincidente com os percursos maratona, mas deverá evitar-se a circulação simultânea dos atletas e competição e participantes de lazer.

ALTIMETRIAS

O percurso de cada prova deverá ter, aproximadamente, entre:

- MARATONA ENDURANCE - entre 1500m e 2000m de desnível positivo;

- MARATONA RACE - entre 750m a 1250m de desnível positivo.

 

5 - ORGANIZAÇÃO DAS PARTIDAS

O horário de partida das provas Maratona endurance e maratona race será diferido em 10 minutos. Assim os atletas da distância maratona endurance serão os primeiros a partir, saindo da última boxe a categoria OPEN inscrita na distância maratona endurance. 10 minutos após partirão os atletas da distância maratona race, saindo da última boxe a categoria OPEN inscrita na distância maratona race.

NOTA: sempre que se justifique, por questões climatéricas adversas ou outros motivos, o intervalo de tempo entre as partidas pode ser encurtado para 5 minutos.

As boxes serão organizadas segundo a seguinte ordem: MARATONA ENDURANCE - MARATONA RACE – PASSEIO (lazer)

A partida dos atletas das categorias maratona será feita segundo o sistema de boxes, segundo a ordem seguinte:

Elites e SUB 23 / Master 30 + 35 / Master 40 + 45 / Master 50 + Juniores/ Cadetes + Femininas / Open

Os participantes de lazer poderão ser colocados no final das boxes, avançando para o arco de meta assim que partam as categorias de competição.

A chamada para a partida inicia-se 25 minutos antes da partida e termina 5 minutos antes da mesma.

 

6 - ORGANIZAÇÃO DA CHEGADA

A chegada será numa reta de meta com 60 a 120 metros. À chegada dos atletas podem sprintar, não sendo necessária a sua paragem na meta. Após a passagem pela meta entrarão numa zona estreita da qual sairão em fila, uma a um.

NOTA: Nos eventos em que haja uma passagem pela zona de meta, deverá criar-se um corredor paralelo à linha de meta, evitando que os atletas em causa passem pela zona de chegada.

 

7 - POSTOS DE CONTROLO

Ao longo do percurso existirão postos de controlo de passagem.

Todos os atletas terão que passar nos postos de controlo. A passagem nos postos de controlo NÃO IMPLICA A PARAGEM DO ATLETA, nem a marcação da placa da bicicleta.

A passagem nos postos de controlo é verificada visualmente pelo STAFF de controlo de prova através da passagem por um garrafão de estreitamento onde os atletas passam em fila, um a um.

Apenas em casos excecionais os atletas terão que parar, sendo avisados antecipadamente.

 

8 - HORÁRIO E PROGRAMA DOS EVENTOS

Os horários dos eventos devem ser definidos pelos organizadores de cada prova.

O controlo de meta será encerrado 2:30h depois da entrada do 1º atleta de cada categoria. Os atletas que entrem após esse tempo serão desclassificados. Em casos excecionais, e de acordo com o organizador de cada evento, este tempo poderá ser aumentado.

Poderão também ser criadas horas de fecho para os últimos postos de controlo.

NOTA – Os horários limite para a passagem nos postos de controlo, que devem ser colocados ao longo do percurso, distanciados entre 15km a 25km entre eles deverão ter em conta uma média horária de deslocação de 10km/h.

 

9 - PLACAS E DORSAIS NUMERADOS

Serão atribuídas placas e dorsais numerados por séries a todos os participantes, de acordo com a numeração apresentada no ponto 3. As placas e dorsais terão um tamanho de 16x18cm na vertical, ocupando a área de numeração 2/3 da área da placa. Não podem recortadas nem alteradas.

As placas e dorsais dos participantes no TMBI ficarão a cargo da ACBI, sendo usados os mesmos em todas as provas. Haverá cores diferenciadas para MARATONA ENDURANCE e MARATONA RACE, sendo usado o fundo branco na distância MARATONA ENDURANCE e o fundo amarelo na distância MARATONA RACE. (Ver esquema em baixo).

NOTA – os atletas serão responsáveis pela sua placa e dorsal, devendo obrigatoriamente levá-los para as provas em que se inscrevem. Em caso de esquecimento deverão contactar os elementos da ACBI presentes no secretariado da prova para lhe facultarem uma placa de substituição. Essa placa será entregue ao atleta mediante o pagamento de 5 euros de caução, que serão devolvidos na entrega da placa no final da prova.

As placas numeradas dos participantes da categoria OPEN e passeio de lazer ficarão a cargo de cada organizador. Os organizadores, na categoria OPEN, terão o cuidado de cumprir as cores acima descritas conforme as distâncias: fundo branco para os números de 300 a 399 e amarelo para os números de 850 a 999.

As placas do passeio de lazer terão uma cor nitidamente diferente das referidas anteriormente e serão numeradas a partir do 1000, inclusive.

Patrocinador + logotipos troféu Patrocinador + logotipos troféu

120

CONTACTOS EMERGÊNCIA

620

CONTACTOS EMERGÊNCIA

 

10 - INSCRIÇÕES

As inscrições dos participantes Federados a disputar o TMBI serão sempre realizadas através do web site da ACBI, e deverão ser efetuadas até às 24h da 5ª feira anterior ao evento. O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária para o organizador respetivo (consultar os dados no formulário de inscrição de cada prova).

(REVOGADO - O pagamento da inscrição deverá ser efetuado no dia da prova, no secretariado, no ato de confirmação da inscrição e levantamento do pack de atleta.

O pagamento no dia da prova implica uma atitude responsável por parte dos atletas/equipas, que deverão cancelar antecipadamente a sua inscrição caso não possam comparecer no evento. Assim, os atletas que se inscrevam em qualquer prova e se vejam impossibilitados de participar na mesma, deverão avisar por email a ACBI até 5ª feira às 24:00h, data de encerramento das inscrições. Caso não avisem e não compareçam no evento, terão que pagar na íntegra o valor da inscrição para poderem participar na prova seguinte.)

Os participantes das categorias OPEN e PASSEIO deverão inscrever-se diretamente no web site de cada organizador.

Até 30 de setembro de 2017 todas as equipas poderão inscrever novos atletas no TMBI, integrando-os na equipa. Individualmente, também qualquer atleta se poderá inscrever no troféu até esta data.

Qualquer atleta que seja inscrito depois de se ter iniciado o troféu apenas pontuará nas provas com data posterior à da sua inscrição, não podendo recuperar pontos de provas anteriores em que participou como NÃO INSCRITO NO TMBI.

Os atletas não podem trocar de equipa durante o troféu. No entanto, um atleta inscrito no troféu como individual poderá durante o mesmo vir a integrar uma equipa. Para esse efeito terá obrigatoriamente que informar atempadamente a ACBI para que seja alterada a sua pré-inscrição. A situação contrária também é permitida: um atleta inscrito por uma equipa poderá passar a individual tendo a obrigação de informar a ACBI atempadamente para ser alterada a sua pré-inscrição.

As equipas e atletas devem inscrever-se em todas as provas do TMBI com o mesmo nome e a mesma designação da equipa. Caso contrário, a ACBI não se responsabilizará por eventuais erros nas classificações

As inscrições limitadas em alguns eventos do troféu salvaguardam a possibilidade dos atletas federados se poderem inscrever até às 24:00 da 5ª feira anterior ao evento, devendo assegurar pelo menos a participação no evento. Os prejuízos em termos de ofertas e extras fornecidos pelos organizadores que advenham desta inscrição tardia são da responsabilidade do atleta, não havendo possibilidade de reclamação por parte do mesmo.

 

11 - CUSTOS DE INSCRIÇÃO

Em todas as provas as taxas de inscrição para os atletas federados (inscritos ou não no troféu de maratonas), será de 12 euros. Os atletas não federados (participantes na categoria OPEN) pagarão 15 euros de taxa de inscrição.

NOTA: Com o intuito de fomentar o aparecimento de atletas jovens e femininas a praticar ciclismo, a ACBI pagará metade do custo da inscrição das atletas femininas e masculinos das categorias de Cadetes e Juniores, previamente inscritos no TMBI, em todas as provas em que participem e que contem para o TMBI nessa distância (Cebolais de Cima, Castelo de Vide, Fundão, Sabugal e Oleiros). Assim, estes atletas deverão pagar 6 euros no ato da inscrição da prova, sendo posteriormente feito o acerto de contas entre a ACBI e os organizadores das provas.

As taxas de inscrição da categoria LAZER serão fixadas pelos organizadores de cada prova, incluindo ofertas e condições que cada organização definirá, podendo variar de evento para evento, não tendo a ACBI qualquer decisão ou influência nos valores cobrados.

 

12 - CLASSIFICAÇÕES

Em cada prova existirá uma classificação do evento, na qual os atletas somarão pontos para a classificação geral do TMBI, de acordo com o calendário definido de provas RACE e provas ENDURANCE.

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL

A classificação geral do TMBI será apurada por categoria, tendo em conta a maior pontuação de entre todos os atletas dessa categoria. Só serão elegíveis para a atribuição de troféus da classificação geral os atletas que participem e terminem, pelo menos, 3 provas do Troféu na distância escolhida (RACE ou ENDURANCE).

Os atletas que, por terem pontuação que os coloque nos 5 primeiros classificados da categoria, não tenham participado e terminado pelo menos 3 provas do troféu, serão classificados por ordem, imediatamente a seguir ao último atleta classificado que tenha participado e terminado 3 ou mais provas do troféu.

Na atribuição de pontos será considerada a seguinte tabela:

300 140 11º 95 16º 70 21º 45 26º 20
250 130 12º 90 17º 65 22º 40 27º 18
200 120 13º 85 18º 60 23º 35 28º 15
180 110 14º 80 19º 55 24º 30 29º 12
160 10º 100 15º 75 20º 50 25º 25 30º 10

 

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS

A classificação por equipas será apurada entre os 3 atletas mais bem classificados de cada equipa na classificação absoluta de cada prova. Considera-se a classificação absoluta aquela que resulta da hora de chegada à meta, independentemente da categoria do atleta.

Haverá classificações por equipas para cada uma das distâncias (MARATONA ENDURANCE E MARATONA RACE)

A classificação será aferida tendo em conta as 3 melhores classificações de atletas da equipa, e será o somatório dos 3 tempos respetivos, sendo a ordenação feita de forma inversa, vencendo a equipa com o menor tempo.

A pontuação para a classificação geral por equipas será efetuada tendo em conta os mesmos critérios e pontos da classificação geral individual.

Serão entregues troféus às 3 melhores equipas na classificação geral, que tenham participado e pontuado em, pelo menos, 3 provas do troféu.

CLASSIFICAÇÃO KOM

A classificação KOM é apenas realizada nos 5 eventos que pontuam para o troféu MARATONA ENDURANCE

Esta classificação premiará os 5 atletas absolutos que tenham a melhor classificação na passagem num ponto de alto de subida, previamente definido e anunciado por cada organizador.

Para ser considerado na classificação geral KOM o atleta tem que participar em pelo menos 3 provas do troféu MARATONA ENDURANCE, pontuar nos KOM e concluir as provas.

Em cada prova pontuarão os 20 primeiros atletas a passar no local definido. Na atribuição de pontos será considerada a seguinte tabela:

300 140 11º 95 16º 70
250 130 12º 90 17º 65
200 120 13º 85 18º 60
180 110 14º 80 19º 55
160 10º 100 15º 75 20º 50

CLASSIFICAÇÃO META VOLANTE

A classificação Meta volante é apenas realizada nos 5 eventos que pontuam para o troféu MARATONA RACE.

Esta classificação premiará os 5 atletas absolutos que tenham a melhor classificação na passagem num ponto específico do percurso, previamente definido e anunciado por cada organizador.

Para ser considerado na classificação geral Meta Volante o atleta tem que participar em pelo menos 3 provas do troféu MARATONA RACE, pontuar nas metas volantes e concluir as provas.

Em cada prova pontuarão os 20 primeiros atletas a passar no local definido. Na atribuição de pontos será considerada a seguinte tabela:

300 140 11º 95 16º 70
250 130 12º 90 17º 65
200 120 13º 85 18º 60
180 110 14º 80 19º 55
160 10º 100 15º 75 20º 50

 

13 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Na eventualidade de existirem empates pontuais na classificação geral final, quer nos atletas, quer nas equipas, serão tidos em conta os seguintes critérios.

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL:

1º - Maior número de provas realizadas e completadas

2º - Melhor pontuação na última prova realizada em comum pelos atletas empatados

3º - Melhor pontuação na última prova realizada

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS:

1º - Maior número de provas realizadas e completadas pela equipa com um mínimo de 3 atletas a participar

2º - Melhor pontuação na última prova realizada, com um mínimo de 3 atletas a participar

CLASSIFICAÇÃO KOM

1º - Melhor classificação na meta – melhor pontuação na classificação final, em todas as provas realizadas.

2º - Melhor classificação no KOM – Melhor posição conseguida nos KOM.

CLASSIFICAÇÃO META VOLANTE

1º - Melhor classificação na meta – melhor pontuação na classificação final, em todas as provas realizadas.

2º - Melhor classificação na meta volante – Melhor posição conseguida nas metas volantes.

 

15 - PRÉMIOS

CLASSIFICAÇÃO DA PROVA

Os prémios de cada evento são da responsabilidade do organizador do evento, e serão atribuídos em função da classificação do evento.

O organizador deverá providenciar prémios para cada categoria das previstas no TMBI, sendo a seu critérios se entrega troféus, taças ou medalhas. Deverá haver prémios, pelo menos, para os três primeiros classificados de cada categoria.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Os prémios da classificação geral serão da responsabilidade da ACBI e serão compostos por troféus para o 1º, 2º e 3º classificados e medalhas para o 4º e 5º classificado.

Ao 1º classificado de cada categoria será ainda atribuído um jersey de vencedor do Troféu, que poderá usar em outros eventos, sempre que o atleta o entender.

CLASSIFICAÇÃO KOM

Na classificação KOM final serão atribuídos troféus aos cinco primeiros classificados.

Será também atribuído o jersey de KOM ao vencedor.

CLASSIFICAÇÃO META VOLANTE

Na classificação Meta volante final serão atribuídos troféus aos cinco primeiros classificados.

Será também atribuído o jersey de Meta volante ao vencedor.

 

16 - LOCAIS DE ABASTECIMENTO

Existirão pontos de abastecimento ao longo do percurso, criados pela organização.

Os atletas podem ou não parar nesses pontos de abastecimento, sendo recomendável uma nutrição adequada ao longo das provas.

Salvo exceções, existirão 2 pontos de abastecimento na distância maratona race e 3 pontos na distância maratona endurance

Em alternativa os participantes poderão receber abastecimento apeado e/ou assistência técnica da sua equipa em locais definidos pela organização da prova. Esses locais serão atempadamente divulgados, junto com a informação do percurso de acesso aos mesmos.

NOTA - É completamente PROIBIDO o abastecimento em andamento, a partir de veículos motorizados, assim como abastecimentos fora dos locais definidos pela organização.

Os locais de abastecimento da organização deverão ser antecipadamente comunicados aos atletas, de modo a que todos possam planear a sua alimentação e hidratação em prova.

 

17 - SITUAÇÕES OMISSAS

As situações omissas não previstas neste regulamento serão resolvidas pela ACBI em conjunto com os organizadores, tentando sempre que as decisões tomadas reflitam o interesse de todos e a verdade desportiva, não havendo qualquer possibilidade de recurso posterior.

 

18 - ACEITAÇÃO

Os atletas participantes no troféu, com a simples inscrição e participação nos eventos, declaram que aceitam, conhecem e concordam integralmente com este regulamento.

ACBI Dezembro de 2016

fb1

flickr1