Notícias

MUITO IMPORTANTE. TODOS OS ATLETAS E EQUIPAS DEVEM LER, TOMAR CONHECIMENTO E ACEITAR O DOCUMENTO QUE SE ANEXA. 

TMBI#2 SERTÃ - Normas de funcionamento desportivo-sanitário do evento...

Clique aqui >>

Dia Europeu Sem Carros

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade comemora-se amanhã o Dia Europeu Sem Carros.

Trata-se de um dia que congrega inúmeras iniciativas de apelo à não utilização dos veículos automóveis movidos a combustíveis fósseis. O desafio colocado à população é o de usarem formas alternativas de mobilidade, como a bicicleta, as deslocações a pé, os transportes públicos, a partilha de veículos elétricos e outros meios que se enquadrem na redução das emissões de CO2 para a atmosfera.

Caros clubes e praticantes. 

Informamos que a ACBI esta a trabalhar na programação de alguns eventos de final de época, com destaque para a realização de mais 3 a 4 provas de BTT XCM do TMBI, sendo uma delas coincidente com o CMBI, bem como a realização de um campeonato regional de rampa, em ciclismo de estrada, que apurará os melhores atletas para o campeonato nacional de rampa a ser anunciado em breve pela FPC. Em breve daremos mais informações de datas concretas e de procedimentos a adotar nesta época estranha que vivemos. A vida não pode parar, e o desporto faz parte, por isso, com os devidos condicionamentos queremos continuar a desempenhar o nosso papel como promotores do desporto federado na região da Beira Interior.

Até breve

A direção

COMUNICADO - 27 Maio 2020

A direção da FPC está a realizar todos os esforços para que o regresso da atividade velocipédica seja uma realidade a breve prazo. No entanto, como todos sabemos, esse regresso depende da evolução da pandemia e das consequentes decisões governamentais. No próximo dia 30 de Maio realiza-se a assembleia geral da FPC onde seguramente, o seu presidente da direção, fará o ponto da situação. Após esta assembleia geral da FPC reunirá a direção da ACBI para discutir e deliberar, na medida do possível, o futuro do ciclismo regional. De momento, aquilo que podemos garantir é que a ACBI tudo fará para reagendar e realizar até final de Outubro o TMBI, assim a prova do campeonato regional de BTT-XCM. No início de Junho lançaremos novo comunicado.

A direção

Informam-se todos os interessados que a FPC está a promover um conjunto de iniciativas de formação à distância, descritas em baixo:

Encontram-se abertas as inscrições para o CICLO DE FORMAÇÃO ONLINE UVP-FPC realizar-se de 16 a 30-04-2020, nomeadamente:

· 16-04-2020: O Ciclismo e a COVID-19
Formador: Dr. Filipe Lima Quintas
Horário: das 18h00 às 20h00
Destinatários: Treinadores de Ciclismo filiados na época 2020
Formação não homologada para renovação de TPTD

· 21-04-2020: Atividades para Jovens Ciclistas em Tempo de Pandemia
Formador: Prof. José Luis Algarra
Horário: das 18h00 às 20h00
Destinatários: Treinadores de Ciclismo com TPTD Grau I, II e III e Treinadores de Ciclismo Estagiários Grau I filiados na época 2020
Formação contínua homologada: 0,2 UC (componente específica) para renovação de TPTD

· 23-04-2020: Distúrbio de Ansiedade / Depressão e Gestão de Objetivos
Formador: Dr. Rolando Andrade
Horário: das 18h00 às 20h00
Destinatários: Treinadores de Ciclismo com TPTD Grau I, II e III e Treinadores de Ciclismo Estagiários Grau I filiados na época 2020
Formação contínua homologada: 0,2 UC (componente específica) para renovação de TPTD

· 28-04-2020: Alimentação e Suplementação para Ciclistas
Formador: Dr. Samuel Amorim
Horário: das 18h00 às 20h00
Destinatários: Treinadores de Ciclismo com TPTD Grau I, II e III e Treinadores de Ciclismo Estagiários Grau I filiados na época 2020
Formação contínua homologada: 0,2 UC (componente específica) para renovação de TPTD

· 30-04-2020: Regresso à Competição – Diagnóstico e Prevenção de Lesões no Ciclismo
Formador: Dr. Filipe Lima Quintas
Horário: das 18h00 às 20h00
Destinatários: Treinadores de Ciclismo com TPTD Grau I, II e III e Treinadores de Ciclismo Estagiários Grau I filiados na época 2020
Formação contínua homologada: 0,2 UC (componente específica) para renovação de TPTD

As inscrições nas ações de formação são gratuitas.

Inscrições online no site da UVP-FPC em https://www.fpciclismo.pt/formacao

No dia da realização da ação de formação, todas as inscrições confirmadas, receberão por e-mail um link para acederem à formação a realizar-se através da plataforma online ZOOM.
A UVP-FPC aconselha a todos os inscritos a instalação prévia da aplicação online ZOOM no computador, telemóvel ou tablet através do link https://zoom.us/download#client_4meeting

Considerando o novo comunicado emanado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) datado de 3 de abril, que prolonga a suspensão de toda a atividade velocipédica até ao próximo dia 31 de maio, cumpre-nos informar:
- As terceira e quarta provas do TMBI (Troféu de Maratonas da Beira Interior), a realizar em Castelo de Vide e Sertã, são adiadas para data a definir;

A ACBI lançará novo comunicado quando existir mais informação relevante a transmitir aos nossos associados.

A direção da ACBI

TMBI 2020 - #1

O TMBI 2019 arranca já no próximo dia 8 de março na aldeia de Cebolais de Cima com a Maratona BTT do IFCC, onde os participantes contarão com duas distâncias, de 35km (meia maratona) e de 70km(maratona).

Será o arranque de uma época de BTT cheia de eventos e de novidades, nomeadamente no TMBI, um Troféu com 5 eventos.

Novidades 2020

- Inscrição gratuita para categorias de formação (cadetes, juniores) e para as categorias femininas.

- Inclusão da categoria e-bikes

- alterações às categorias da distância RACE

- Inscrições e pagamentos até 5ª feira anterior ao evento

 

Consultem o calendário 2020 >>

Regulamento TMBI >>

Inscrições TMBI #1 >>

Lista de inscritos TMBI #1>>

Desafia-te | BTT em Meimão

EVENTO SUSPENSO

Tendo como objetivos principais a organização, a promoção e a coesão na prática do ciclismo na vertente de BTT, decidiu a ACBI promover uma prova aberta denominada “Desafia-te - BTT em Meimão”.

O evento “Desafia-te - BTT em Meimão”, é organizado pela Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Meimão (MADREC), em parceria com a Associação de Ciclismo da Beira Interior.

O evento realiza-se no dia 9 de Novembro, na localidade de Meimão, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco.

A prova está inscrita no calendário regional da ACBI, com aprovação da FPC, na vertente BTT, bicicleta todo o terreno. 

REGULAMENTO PARTICULAR >>

O evento consiste num conjunto de 3 provas diferentes de BTT. As 3 provas, para se diferenciarem, terão as seguintes designações e a seguinte sequência:

Prova 1 - Circuito com cerca de 18km (9km para cadetes e juvenis)

Prova 2 - Crono-escalada com cerca de 3 km (interdito a juvenis)

Prova 3 – Contrarrelógio individual com cerca de 23km (4 km para cadetes e juvenis)

Inscreva-se aqui >>

Lista de Inscritos >>

Programa (provisório)

08:45h 

Controlo/entrada nas boxes da prova 1

09:00h

Partida da prova 1

11:00h

Conclusão da prova 1

11:30h

Afixação da lista de partida prova 2

11:45h

Partida da prova 2

13:15h

Conclusão da prova 2

13:15h

Refeição leve (oferecida pela organização)

14:00h

Afixação da lista de partida prova 3

14:30h

Partida da prova 3

17:00h

Conclusão da prova 3

18:00h

Jantar convívio (oferecido pela organização)

19:00h

Cerimónia protocolar

 

Perante os factos e comentários lamentáveis ocorridos em torno da data do Campeonato de Maratonas da Beira Interior (CMBI), a direcção da Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) vem por este meio emitir o seguinte comunicado.

- O desporto amador é dirigido, organizado e praticado por cidadãos que voluntária e graciosamente dão parte da sua vida ao desporto que abraçam, em detrimento da sua vida pessoal, familiar e social. Incluem-se nesta grande família os dirigentes (associativos, diretores desportivos) organizadores de provas, staff técnico e atletas. Assim sucede com o ciclismo na Beira Interior, onde todos trabalhamos graciosamente em prol da modalidade: atletas, organizadores de provas e dirigentes e não apenas os atletas, como alguns dizem. Para a máquina funcionar são necessárias todas as peças, caso contrário a máquina para; à direção da ACBI cabe a difícil tarefa de gerir competições e calendários regionais tendo em consideração as possibilidades, interesses, dificuldades e impossibilidades de todos os agentes do ciclismo, sempre dentro do cumprimento das regras e princípios emanados da nossa casa mãe, a Federação Portuguesa de Ciclismo. Equilibrar os pratos desta balança não é fácil e, obviamente, não se pode agradar sempre a todos. Resta-nos decidir ponderada e justificadamente, minimizando os prejuízos eventualmente causados;

TMBI #2 Sertã

Após um longo período de pausa nas competições de BTT XCM, estamos de regresso.

A segunda prova do TMBI 2020 realiza-se na Vila da Sertã a 4 de outubro, numa prova que promete um desafiante espetáculo de BTT, com dois percursos, RACE e ENDURANCE de 33 e 60 km, respetivamente. 

1ª prova Taça Portugal de Juniores

A Associação de Ciclismo da Beira Interior e a Federação Portuguesa de Ciclismo vão organizar no próximo dia 15 de Março a 1ª prova da Taça de Portugal de Juniores, em Ciclismo de Estrada.

A prova realiza-se em Castelo Branco com o apoio do município albicastrense e colocará nas estradas da região cerca de centena e meia de ciclistas da categoria júnior (17 e 18 anos).

O percurso conta com cerca de 108 km de extensão e percorrerá algumas freguesias do concelho de Castelo Branco (Salgueiro do Campo, Lentiscais e Cebolais de Cima/Retaxo, e Taberna Seca). Terá também uma passagem intermédia pela cidade de Castelo Branco.

A partida será dada pelas 11h na avenida Nuno Álvares, em Castelo Branco e a chegada está prevista por volta das 13:40, no mesmo local.

 

Regulamento Administrativo>>

Regulamento Particular>>

Regulamento da Taça de Portugal>> 

Mapa e Altimetria>>

Mapa 3km>>

Livro da Prova >>

 

Mapa Percurso


 

Mapa 3km


 

Subidas


 salgueiro  taberna seca thumbnail  lentiscais thumbnail  ponsul thumbnail

  

TMM #2 Sabugal

No dia 07 de Outubro de 2018 terá lugar mais uma vez no Concelho do Sabugal a Maratona BTT Terras do Côa. Contando já com 10 anos de vida, a prova deste ano  integra o TROFÉU DE MARATONAS DE MONTANHA BEIRA INTERIOR - TMM, numa organização conjunta com a ACBI- Associação de CIclismo da Beira Interior, representando a 2.ª prova pontuável desta competição.

G.P. Internacional Beiras e Serra da Estrela

O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, prova de classe 2.1 UCI, vai disputar-se entre 13 e 15 de abril, sendo o evento em destaque na agenda desta semana. O Troféu José Poeira, prova júnior que se realiza, sábado e domingo, em Odemira, a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, também naquele concelho do litoral alentejano, e o DHI Internacional de Boticas são os outros acontecimentos de maior relevo à escala nacional.

TMBI #4 Castelo Branco

O Clube BTT Retiro das Adegas vai organizar no dia 27 de Maio de 2018 a Maratona BTT Alegro Castelo Branco, evento que integra o Troféu de Maratonas da Beira Interior 2018 (TMBI), sendo a 4.ª prova de um total de 5 etapas do troféu organizado pela Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI).

Acerca da ACBI

A ACBI é a representante oficial da UVP-FPC para a região da Beira Interior, distritos de Castelo Branco e Guarda.

Excluem-se os concelhos de Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Aguiar da Beira, Trancoso, Mêda e Vila Nova de Foz-Côa, pertencentes à Associação de Ciclismod e Viseu.

Morada: Av. Professor Egas Moniz, Zona de Lazer - 6000-901 Castelo Branco

Últimas Notícias

21 setembro 2020
18 julho 2020
©2020 ACBI 2018. Todos os direitos reservados

Pesquisar