Novos Campeões de Maratona na Beira Interior e lançadas a 1ª Prova Taça Regional XCM e Encontro Regional de Escolas de Ciclismo
Castelo Branco, acolheu no dia 16 de março, a primeira prova da Taça Regional de Maratonas da Beira Interior, prova que também serviu para o apuramento dos Campeões 2025 na vertente XCM. O evento contou com a organização do Clube de Ciclismo de Castelo Branco, apoio da Junta de Freguesisa de Castelo Branco e Associação de Ciclismo da Beira Interior.
Com partida e chegada nas instalações do Clube Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo, os participantes percorreram os desafiantes caminhos rumo ao Ponsul, subindo ao Monte de São Martinho, e passando pelas localidades dos Lentiscais e Maxiais.
As condições meteorológicas dos dias que precederam a prova, trouxeram ao piso do percurso condições desafiantes aos candidatos aos lugares cimeiros da classificação, tanto da Taça como do Campeonato.
O evento reuniu participantes federados e não federados, usando bicicletas de todo o terreno (BTT) e bicicletas de Gravel. A Rota de Freguesia Castelo Branco, ofereceu assim uma combinação de aventura e diversão a todos os participantes, tanto na distância Mini-Maratona, como Meia-Maratona e Maratona.
No que diz respeito a resultados, consagraram-se 11 novos campeões, relativos a várias categorias de idades. De destacar que 3 dos campeões regionais são de escalões femininos, que muito gostaria a ACBI de ver mais representados, e 1 da categoria paraciclismo. Os que vão a partir de agora envergar a camisola de campeões são: Afonso Gregório – BTT Gardunha/Fundão (SUB17); Afonso Carvalho BTT Gardunha/Fundão (SUB19); Maria Santos - BTT Gardunha/Fundão (SUB17); André Rodrigues - BTT Gardunha/Fundão (Elite); Rui Carvalho – Clube de Ciclismo de Castelo Branco (Master30); António Ferreira - BTT Gardunha/Fundão (Master 40); João Gomes - BTT Gardunha/Fundão (Master 50); António Catarino - BTT Gardunha/Fundão (Master 60); Ana Vintém – Clube de Ciclismo de Castelo Branco (Master 30); Lurdes Gonçalves – Clube de Ciclismo de Castelo Branco (Master 40); Tiago Craveiro – Grupo BTT de Manteigas (Paraciclismo D).
Na classificação da Taça Regional, a hegemonia coube à equipa do BTT Gardunha/Fundão, que assumiu a liderança de muitas das categorias representadas, valorizando-se, no entanto, o mérito e espírito competitivo dos corredores das demais equipas participantes como o Clube de Ciclismo de Castelo Branco, o Grupo BTT de Manteigas, o ADC Alfarazes da Guarda, o ABCansado e o CCDR Colmeal da Torre/Starmodular/Porta 32.
Em paralelo à TRXCM e CMBI, decorreu, como tem sido hábito nos eventos com a chancela da ACBI, constituindo a grande aposta desta associação, o Encontro de Escolas da Beira Interior que, aliando a destreza dos mais pequenos (SUB7/SUB9), ao espírito o competitivo dos mais crescidos (SUB11, SUB13 e SUB 15), foi a autêntica festa do ciclismo.