Depois de, em 2012 e 2013 terem sido organizadas as duas primeiras edições da Rota da Broa, à data organizadas pela Freguesia de Cortes do Meio, decidiu a Associação Amigos do Pedal retomar esta iniciativa.
Trata-se de um passeio de BTT, em que serão percorridos os mais belos trilhos de uma das mais fantásticas encostas da Estrela!
E porquê Rota da Broa?
A Broa das Cortes é mais uma das importantes marcas identitárias da nossa Terra.
A Freguesia de Cortes do Meio subsistiu, durante muitas décadas, com base numa economia maioritariamente ligada à pastorícia e agricultura.
Banhada pela Ribeira das Cortes, uma linha de água com nascente no Lago Viriato e que flui até ao Rio Zêzere, Cortes do Meio é uma freguesia dotada não só de uma beleza indiscritível, como também do potencial de um recurso natural muito importante: a água e, neste caso, a força da água corrente.
Foi, precisamente, neste potencial que nasceu a história e a tradição da Broa das Cortes. Os moinhos foram nascendo ribeira acima e os campos de milho foram crescendo na mesma proporção.
Com cerca de cinco dezenas de moinhos em funcionamento, as mós rodavam dia e noite e a farinha era transportada às costas dos trabalhadores encosta acima, até aos fornos comunitários onde o cheiro, pela manhã, era de pão quente.
Pão centeio e broa de milho, eram a produção que a noite via nascer juntamente com o sol, depois de horas de labuta de mãos experientes que amassavam, tendiam e rezavam, para que o resultado fosse o melhor!
De manhã, com o nascer do dia, vinha o povo comprar o pão e a broa, muitos deles trabalhadores nas fábricas de lanifícios, que levavam o farnel para o dia de trabalho, do outro lado da serra.
E que bem devia saber poder comer um pouco da nossa broa para ter energia para a travessia, naturalmente, a pé.
Com o objetivo de percorrer muitos dos trilhos, que eram percorridos durante séculos, pelos residentes e naturais da nossa Freguesia, no próximo dia 27 de outubro, a 3ª edição da Rota da Broa, vai permitir aos participantes, ver e descobrir muitos dos socalcos onde era semeado o milho, trigo e centeio, o percurso vai ainda passar pela "Rota da Broa", que liga o moinho-museu na praia fluvial ao forno comunitário, para além de muitas outras novidades.
As inscrições a decorrer até dia 24 de outubroe estão limitadas a 100 participantes.
Inscrições e informações aqui
O uso de capacete é Obrigatório por todos os participantes