Mensagem institucional Sertã

PresidenteDaCamara

O ciclismo é uma das modalidades mais completas do universo desportivo ou como dizia um antigo presidente norte americano: “não há nada comparável ao simples prazer de andar de bicicleta”.

Esta paixão que alimenta milhões de pessoas em todo o mundo encontra eco em Portugal, um país de fortes tradições ligadas ao ciclismo e que, desde cedo, se rendeu à magia das bicicletas. O concelho da Sertã não ficou indiferente e o amor às duas rodas tem por aqui uma forte pedalada. Foi no longínquo ano de 1912 que assistimos à primeira corrida de bicicletas e desde essa altura o entusiasmo não cessou.

Seja de forma lúdica ou em modo de competição, o ciclismo sempre encontrou na Sertã um ponto obrigatório de passagem ou paragem. Já recebemos chegadas e partidas da Volta a Portugal em Bicicleta mas também de outras provas do calendário nacional como a Volta a Portugal do Futuro ou a Taça de Portugal de Maratonas BTT. O número de praticantes foi sempre considerável e tem vindo a aumentar, de modo consistente, ao longo dos últimos anos, fruto de uma estratégia forte e realista do Município da Sertã e do trabalho desenvolvido em parceria com várias coletividades locais.

Esta é uma aposta ganha e que com toda a certeza se manterá nos próximos anos, até porque os benefícios, não só para a economia da região como para o bem-estar da população, são consideráveis.

Nesta política de incentivos do Município da Sertã ao ciclismo e ao desporto em geral, temos também privilegiado o apoio a diferentes provas que têm como palco o nosso concelho. É por isso que voltamos a associar-nos à Taça de Portugal de Esperanças.

Para o Concelho da Sertã é uma honra estar novamente ao lado da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo da Beira Interior nesta prova onde despontam muitos dos grandes campeões de amanhã do ciclismo nacional. Aos atletas, à Organização da prova, e a toda a caravana da Taça de Portugal de Esperanças, a todos, deixo uma palavra de incentivo e de votos de sucesso.

Carlos Alberto Miranda

Presidente da Câmara Municípal da Sertã


TURISMO NA SERTÃ